O Tamar iniciou suas atividades no arquipélago em 1984, mas o Centro de Visitantes de Fernando de Noronha só foi criado em 1996. Com o crescimento do turismo, no início da década de 90, Noronha tornou-se um dos grandes destinos ecoturisticos nacionais.
Daí, o Tamar decidiu instalar o equipamento para atrair e integrar esse fluxo crescente de turístas aos programas ambientais locais, especialmente voltado para a temática marinha brasileira. Hoje, o Centro de Visitantes/Museu Aberto da Tartaruga Marinha de Fernando de Noronha recebe diariamente cerca de 45 mil visitantes/ano.
Desde a concepção do projeto arquitetônico, o Tamar buscou alternativas ecologicamente corretas nas instalações físicas: madeira certificada, de reflorestamento; reciclagem de containers marítimos; estruturas instaladas sobre pilotis removíveis, para não impermeabilizar o solo; não foram utilizadas recursos naturais não renováveis da ilha, como areia e pedra – uma preocupação fundamental nas obras civis realizadas em ilhas oceânicas, onde o solo é muito facilmente erodido.
Exposições e praça temática - Fernando de Noronha
Há exposições permanentes, com painéis explicativos e ítens relacionados às tartarugas marinhas. Nos painéis são apresentados temas como as principais ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas, seu ciclo de vida e as características biológicas das diferentes espécies. O CV também recebe exposições temporárias, prioritariamente sobre conservação marinha.
Na praça temática há réplicas em tamanho real das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e de diversos outros animais marinhos. Além de servir de ponto de encontro para moradores e visitantes, a praça funciona como palco para inúmeras apresentações e manifestações culturais locais.
Ciclo de palestras - Fernando de Noronha
O auditório, com capacidade de suporte para 90 pessoas, é equipado com data show e sistemas de áudio e vídeo. Diariamente, acontecem palestras de temática ambiental, compondo o ciclo com maior continuidade que se tem notícia no Brasil - e com acesso gratuito. Cada noite tem seu tema fixo, sempre às 20h, de segunda a domingo, pela ordem: Golfinhos Rotadores; Projeto Tamar e as Tartarugas Marinhas; Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha; Atol das Rocas; Tubarões; Conhecendo Noronha; e Continente Antártico.
Lazer e serviços - Fernando de Noronha
Em área anexa ao CV ficam os quiosques de divulgação e prestação de serviços à comunidade e aos visitantes. Além do Chelonia Café, tem a loja de produtos Tamar, caixa eletrônico 24 horas do Banco Real e o Núcleo de Serviços Responsáveis, com espaços para atendimento ao público de empresa de mergulho, associação de condutores locais e Tamar.
Programas especiais - Fernando de Noronha
Programas orientados de turismo participativo, como o Turtle By Night, com acompanhamento de abertura de ninhos, são promovidos mediante agendamento, proporcionando ao visitante uma interação maior e mais direta com as atividades realizadas pelo Tamar no Arquipélago.
Fonte: www.tamar.org.br
Alameda do Boldró, s/n°. - Tel: (81)3619-1269/1171/3619-1174
E-mail: infonoronha@tamar.org.br | Diariamente, das 9h às 22h.