O mais importante monumento histórico-militar do Estado de São Paulo lembra edificações medievais, acomodando-se à topografia da paisagem. O prédio principal, também chamado quartel, tem cerca de 800 m2, sendo resguardado por 300 metros de muralhas. Foi construído em 1584, e protegeu o estuário de Santos na época da Colônia, do Império e da República.
A fortaleza foi desativada em 1905 e tombada em 1967, ficando no abandono até 1993, quando se organizou uma comissão de restauração, liderada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Hoje o monumento, que está situado no Guarujá, embora tenha sido erguido quando o município ainda fazia parte de Santos, acha-se em fase final de recuperação.
Desde agosto de 99 pode-se admirar, em sua capela, o painel %39O Vento Vermelho%39, última obra de Manabu Mabe. A partir da Ponte Edgard Perdigão, acesso por barco para a Praia do Góes, com solicitação prévia de escala na fortaleza. Terça a domingo, das 11 às 17 horas. Preço da travessia: R$ 1,50.