Fundado em 1945, o Aquário Municipal de Santos é o parque público da região que mais recebe visitantes: cerca de 500 mil por ano. Situa-se nos jardins da orla, no bairro da Ponta da Praia. Reformado em 97, conta com 27 tanques e oito aquários, com capacidade para mais de 200 mil litros de água, onde vivem 200 espécies, num total de 800 animais. O Macaezinho, um lobo-marinho, é a maior atração do Aquário. Ele habita um recinto com refrigeração que possui uma piscina de água salgada, desde que seu antigo hóspede, o leão-marinho Macaé, faleceu de velhice.
Tubarões, polvos, tartarugas, carpas, piranhas, moréias, uma infinidade de peixes e até pingüins podem ser vistos de perto no local. O primeiro e maior aquário público do Brasil foi inaugurado, no governo do prefeito Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas. Atualmente, o local tornou-se ponto de referência do litoral paulista no socorro aos animais marinhos que aparecem na orla com problemas de saúde, sendo atendidos pelo seu setor interno de veterinária. O Aquário Municipal presta também serviço de informação em aquariofilia. Possui ainda um setor de Educação Ambiental que atende por volta de 600 estudantes por ano, além de organizar cursos, palestras e seminários. Estes atendimentos podem ser agendados pelo telefone (0xx13) 236-9996.
As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 8h às 18h. Finais de semana abre das 8h às 20h. Nos meses de janeiro e fevereiro, abre diariamente, das 8 às 20 horas. O ingresso custa R$ 1,00 - menores de 12 e maiores de 65 anos não pagam.