Um verdadeiro santuário ecológico, assim pode ser definido o Jardim Botânico Chico Mendes, que além de uma ótima opção de lazer, tem a finalidade de preservar diferentes espécies de plantas.
O local recebe em média 3 mil pessoas a cada mês que, além de contemplar a natureza, participam de atividades como a Trilha no Jardim, um passeio monitorado, que percorre 11 estações, cada uma com um tipo diferente de coleção de plantas. A Trilha no Jardim acontece às terças e quintas, com turmas às 8 e às 9 horas.
Entre as espécies encontradas no Jardim estão plantas nativas da Amazônia, como a pupunha, açaí, mogno, seringueira, jenipapo, cajá-manga, entre outras. Na coleção de palmeiras, há 65 diferentes espécies entre elas a Imperial, usada na arborização da Av. Ana Costa.
Quem visita o Jardim Botânico logo é alertado de que pode pisar na grama. O contato mais próximo com a terra é fundamental para conhecer as espécies e sentir seus diferentes aromas e texturas.
No parque existem três lagos, com patos, marrecos e gansos e uma ilha com macacos. Outra atração é o espaço para a venda de plantas, cuja renda é revertida para os participantes do Projeto Terra, uma parceria entre a Secretaria de Higiene e Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente, onde pacientes dos Núcleos de Atendimento Psicossocial, em acompanhamento terapêutico, aprendem a cultivar plantas, ervas medicinais e jardins. Este imenso espaço verde de 90 mil m2 pode ser visitado diariamente das 7 às 18 horas.
O endereço é Rua João Fracarolli, s/nº, no Bairro do Bom Retiro. Rua Princesa Isabel s/nº, tel. 239- 4000. Aberto de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Entrada franca.