A Ilha Grande representa uma atração a parte na Costa Verde. A biodiversidade encontrada em seu litoral e em suas matas é única em todo o Brasil. São 193 quilômetros quadrados de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas, a uma hora de passeio de barco, a partir de Angra dos Reis ou Manguaratiba.
Como toda aquela região, a Ilha Grande era primitivamente habitada por Ãndios tamoios e tupinanbás. Deles recebeu o nome Ipaum (Ilha) Guaçu (Grande). Também foram os nativos que abriram as trilhas utilizadas até hoje. A partir da Vila do Abraão, principal núcleo urbano da Ilha, os caminhos abertos da mata levam a praias e enseadas pouco exploradas.
No passado foi refugio de piratas europeus que se abasteciam de água potável, frutas e lenhas. Com o fim da Pirataria virou ponto de tráfico de escravos. Transformada posteriormente em presÃdio, (desativado em 1994) e Transformada em APA - (Ãrea de Proteção Ambiental) nos anos 70. Hoje a Ilha encontrou sua vocação para o Turismo Sustentável e é um dos lugares mais bonitos do Brasil para se visitar.
Com 106 Praias, a Ilha Grande tem 155 Km de Litoral, vilas distribuÃdas em seus 193 Km2 e está localizada a sudeste de Angra dos Reis.