A mais internacional das praias do Rio Grande do Norte, Pipa, é um dos 5 destinos mais visitados do Estado e certamente uma das praias mais famosas do Nordeste Brasileiro. Sua fama vem desde os anos 70, quando passou a ser parada obrigatória dos viajantes "alternativos", mochileiros e turistas estrangeiros em busca de aventura, e ponto de encontro dos jovens de Natal, Recife, João Pessoa e até Fortaleza.
Nos concorridos finais de semana prolongado, a praia fica lotada de gente jovem e bonita de vários estados da Região. Assim, Pipa ganhou fama de praia com vida noturna agitada, sem perder os encantos de sua beleza natural. Falésias, águas calmas, o Santuário Ecológico, a riqueza da Mata Atlântica preservada, o charme da Praia do Amor e o graça da Praia do Madeiro são outros atrativos que fazem de Pipa passagem quase que obrigatória do turista que vem ao Rio Grande do Norte.
Outra característica original é a variedade gastronômica: andar pela rua principal de Pipa é fazer um passeio pela culinária do mundo - bares e restaurantes oferecem as mais variadas opções. A diversidade cultural é outra marca do lugar. Em Pipa é possível se encontrar os mais diferentes estilos artísticos: pintura, escultura, artesanato, grafismos, pedras preciosas e semipreciosas, moda praia, rendas e bordados.