O município de Governador Celso Ramos ocupa bela península com caprichosos recortes que formam abrigadas enseadas paraíso dos navegadores - e dividem a costa em 23 belas praias próprias para mergulho, windsurfe, jet ski e surfe. Algumas com boa infra-estrutura como a praia de Palmas, outras campletamente desertas, como Ilheus e Bananeiras. A região integra, ainda, a reserva biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da fauna e da flora, o que a torna um dos melhores locais para mergulho do país e moradia de uma centena de golfinhos tucuxis que alegram os passeios de barcos. A Ilha de Anhatomirim, concorrido ponto turístico, é sede da Fortaleza de Santa Cruz que completa o conjunto de fortes portugueses da Ilha de Santa Catarina. Outro tesouro turístico de Governador Celso Ramos é o seu passado.
"23 belas praias próprias para mergulho, windsurfe, jet ski e surfe"
Esta vila de pescadores, com 250 anos de história, foi sede do maior e mais importante núcleo baleeiro catarinense, a Armação da Piedade. O local - hoje disputado pelos turistas - era ponto de partida de escravos e arpoadores que se arriscavam em precárias embarcaçõe na incerta missao de capturar as baleias Franca. Atualmente as cetáceos procriam e amamentam seus filhotes tranquilamente em águas catarinenses protegidas por leis ambientais. Cerca de 26 mil turístas por ano visitam Governador Celso Ramos.
Histórico do Município
De centro de captura de baleias a município de belas praias
Entre 1740 e 1742, bem próximo a Freguesia de São Miguel, na direção norte, foi instalado um próspero núcleo de captura e de industrialização de baleias, denominado Armação Grande, ou Nossa Senhora da Piedade.
As instalações com 5,3 mil metros quadrados de área faziam daquela armação a maior e mais importante do litoral Catarinense e a segunda mais importante do Brasil-Colônia.
Por volta do ano de 1745, colonizadores vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira, atraídos pela pesca da baleia, fixaram-se no local. Depois vieram outros portugueses e a comunidade cresceu até sua emancipação em 6 de novembro de 1963.
"Na parte norte de Governador Celso Ramos, onde fica a sede, também se fixaram portugueses oriundos da Ericeira por volta de 1820, que tinham vindo povoar Portobelo", complementa o professor Vilson Farias.
Estava criado o município de Ganchos que foi desmembrado de Biguaçu em 06 de novembro de 1963 e a partir de 12 de maio de 1967 passou a ser denominado Governador Celso Ramos em homenagem a Celso Ramos, ex-governador do Estado de Santa Catarina, município privilegiado com uma natureza generosa e um povo ordeiro e acolhedor.
Porque o Nome Ganchos ?
- O nome provavelmente foi sido criado pela visão de três baias consecutivas, dando cada
qual o formato de um gancho. Essa é a hipótese mais concreta para o nome Ganchos.
- Uma outra hipótese é devido aos ganchos tirados das árvores para transportarem os pescados, carregados nas costas.
- Mas há antigos moradores que juram que o nome se deve a presença do famoso pirata "Capitão Gancho" que por aqui passou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos e Santur
www.governadorcelsoramos.sc.gov.br e www.santur.sc.gov.br