Ubatuba , cidade do litoral Paulista com muitas praias desertas , preservadas e cercadas por Mata Atlântica , ao longo de 100 Km de costa.
Conhecida internacionalmente como a “Capital do Surfe”, está situada no extremo norte do litoral paulista. Possui 80% de sua área preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar, contando com mais de 100 praias e 10 ilhas paradisíacas. A prática dos esportes radicais e de aventura faz parte do dia-a-dia, sem falar na prática do ecoturismo, da observação de aves e da sua inigualável gastronomia. Sua história é muito rica, com destaque para a “Paz de Iperoig”, o primeiro tratado de paz ibero-americano, evento marcado pela pacificação dos indígenas da região.
"Ubatuba tem diversas praias paradisíacas para agradar a todos os gostos"
Praias de águas cristalinas para agradar a todos os gostos com muitas opções diferentes de lazer, desde as agitadas praias de Itamambuca e Vermelha do Norte, frequentadas por surfistas e esportistas, até praias desertas e paradisíacas como a Praia da Fazenda. As noites são badaladas ao ritmo de pagode, axé music e forró na Praia do Lázaro.
A origem etimológica do nome Ubatuba é que "UBA" significa cana silvestre, planta nativa da região e "TUBA" significa abundância de plantas, sítio ou pomar, portanto "UBATUBA" quer dizer sítio ou pomar de "UBÁS". Já a origem folclórica é que a palavra "Ubatuba" significa muitas canoas, origem essa que vem dos indígenas, quando nas lutas contra os portugueses, marcaram esse lugar do litoral para ponto de reunião, alguns em canoas e outros menos numerosos por terra, coalhando assim a baia de Ubatuba com muitas canoas, chamando a atenção dos íncolas da Aldeia de Iperoig, resultando a exclamação “Ubá-Tuba!”.