Imbituba que já teve sua atividade econômica baseada na pesca da baleia, hoje atrai muitos turistas interessados no turismo ecológico. Imbituba é considerada "O Berçário das Baleias Francas" onde entre maio e outubro brincam nos lagamares de terra, nas praias sopradas pela brisa do vento nordeste.
A região é privilegiada para à prática de esportes aquáticos como o Surfe e o Windsurfe . A praia da Vila é a praia onde rolam as maiores ondas do Brasil e a praia de Ibiraquera é um dos melhores points brasileiros para praticar o Windsurfe.
Localizada ao Sul do estado de Santa Catarina a região de Imbituba é de grande importância econômica para o Estado, já que lá se localiza o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do Sul do país. Construído em 1870 com a finalidade de escoar o carvão retirado das proximidades do rio Tubarão.
O Município de Imbituba foi povoado à partir do ano de 1715 por açorianos e somente em 1958 foi desvinculado de Laguna. Antes de sua colonização, Imbituba era habitada pelos índios carijós da Tribo Tupi.
O nome da cidade provém do indígena tupi-guarani, formado pelo prefixo "imbé" que é o nome de uma planta comum da região. O sufixo do nome"uba", ou "tuba", designa grande quantidade.