O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no município de Barreirinhas (MA). Um imenso deserto do tamanho da cidade de São Paulo, com cerca de 70 Kms de litoral e área total de 155 mil hectares.
Constituído por dunas, mangues, restingas e lagoas, este parque é considerado uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único. As dunas (algumas com 40m de altura) chegam do litoral adentrando em até 25Km da costa. As inúmeras e coloridas lagoas se formam com as chuvas de dezembro a maio totalizando 1750mm de água por ano.
A melhor época para se visitar os Lençóis é de maio até o início de outubro, período em que as lagoas estão cheias, o resto do ano o com a ausência das chuvas, secam as lagoas. Mas segundo os moradores locais algumas lagoas nunca secam.
A possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas tornaram-se as principais motivações dos visitantes que procuram o parque, estimulados pela ampla divulgação dessas imagens na mídia nacional e internacional, que transformaram Lençóis em um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil.
As lagoas de águas claras e doces nascidas em meio ao visual mutante das dunas, podem parecer uma miragem à primeira vista , mas materializam-se aos pés e aos olhos de quem estiver passeando. Soma-se a isso as árvores frutíferas como o Caju e o Mirim, nascidas nos povoados de Queimada dos Britos e Baixa Grande e temos os dois perfeitos oásis do Parque.
Há ainda, cerca de 70Km de praias desertas. A área do parque é visitada por aves migratórias (maçarico-rateirinho e a marreca-de-asa-azul) e tartarugas-marinhas que desovam em suas praias.
"Nos Lençóis Maranhenses formam-se belíssimas lagoas (Alagados) com a água da chuva, uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único."
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981 e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O município de Barreirinhas, porta de entrada para o parque, localiza-se a cerca de 277 km de São Luis, 4:30h de viagem pela rodovia MA-110. O Parque hoje, conta com boa infraestrutura para hospedagem e locomoção de visitantes. Os passeios são feitos em veículos 4x4 que podem ser contratados nas operadoras de turismo. Para conheçer os atrativos da região é necessário e recomendado que se contrate um guia local.
Conforme o IBAMA, órgão responsável pela preservação desse ecossistema único de dunas, mangues e restingas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está dividido pela embocadura do rio Piriá, onde a oeste predominam as rias e, a leste, as formações arenosas que formam os chamados lençóis do litoral maranhense. As rias são costas de recortes profundos, onde o mar é raso e as praias lodosas, com manguezais, dunas, restingas e pequenas falésias, enquanto os lençóis correspondem a uma série de dunas que se prolongam desde o Golfão Maranhense até a foz do rio Parnaíba.
É importante ressaltar também que desde de agosto de 2010, é proibido qualquer passeio de quadriciclo no parque, mesmo fora das dunas. (Portaria 63 de 09/08/2010).
A região de Queimada dos Britos têm cerca de 6 Kms de extensão por 3 Kms de largura, o povoado fica localizado dentro do parque, o sobrenome Brito é muito comum por aqui, pois quase todos descendem do primeiro morador do local, o já falecido Manuel Brito.
Existem povoados no parque que são maiores, tais como a Travosa, Tratada dos Carlos, Avenca entre outros, porém os únicos que ficam no meio das dunas realmente são a Queimada dos Britos e a Baixa Grande.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Barreirinhas em 2010 é de 53.746 habitantes. Barreirinhas é o 38º município do Estado do Maranhão em extensão territorial.
Alguns habitantens tiram parte de seu sustento com a Palha do Buriti uma espécie de palmeira, cuja a folha é usada para o artesanato. (Em um mês a palha cresce de novo). Mas as principais atividades, são o cultivo de mandioca para fazer farinha, o turismo, a pesca e a castanha de caju.
No povoado do Mandacau fica o Farol das Preguiças com 38 metros de altura e 19 milhas de alcance. O povo local caça carangueijos no Mangue próximo ao rio preguiça.
Confira Algumas das Atrações Imperdíveis para quem visita os Lençõis Maranhenses
A Lagoa Bonita é um dos principais atrativos turísticos do Parque Nacional. Para conhecê-la é necessário atravessar o rio Preguiças de balsa e seguir de jipe por uma trilha de areia durante duas horas. Chegando lá é preciso subir uma duna de 40 metros de altura para chegar à lagoa.
Queimada dos Britos e Baixa Grande - Para chegar ao um dos dois oásis, a partir de Sucuruju ( distante 3:30 horas de carro de Barreirinhas) , a caminhada é de 4 horas, sempre acompanhado de um guia.
Os outros atrativos de destaque são: Lagoa Azul; Lagoa Azul-Bonita; Lagoa da Esperança; Lagoa da Gaivota; Atins; Foz do Rio Negro.