Você já deve ter sido informado sobre isso, talvez esteja até cansado, mas aqui vai um lembrete:
Também não enterre o lixo pois na próxima maré ele será descoberto pelas ondas. Mesmo pontas de cigarro não devem ser jogadas na areia (ou na água): elas contém inúmeras substâncias tóxicas para os organismos marinhos. Leve seu saquinho para depositar o lixo que produzir e depois leve-o embora com você até achar uma cesta de lixo.
O lixo acaba indo para o mar, ou pior, entope os bueiros e as galerias e provoca enchentes. No dia primeiro de 2000, vários turistas tiveram os carros danificados no Guarujá devido a enchentes causadas por bueiros entupidos.
Não tente introduzir novos elementos ou novos valores culturais nessas culturas, pois isso criaria uma crise de identidade na cabeça dessas pessoas, com conseqüências desastrosas para elas e suas respectivas culturas. Aproveite para conhecer um pouco sobre as particularidades de cada região, as belezas regionais dos povos de cada lugar. Um exemplo de destruição de uma cultura é o que foi feito com a cultura caiçara no litoral norte de São Paulo: os turistas "transformaram" o lugar numa Mini-Sampa, e impuseram sua cultura urbanóide sobre a caiçara. Hoje, muitos dos pescadores vivem bêbados e há muitos jovens tomando o caminho da droga. Triste destino para as pessoas que habitam uma das mais belas regiões do planeta.
Não destrua ou danifique a vegetação litorânea, tanto nas praias como nas trilhas.
Respeite os animais que vivem nos lugares que você vai visitar. Se estiver numa praia mais deserta, evite gritar se avistar algum animal. Aproveite a chance para observá-lo com mais atenção. Dirija mais lentamente e com mais atenção, para não atropelar nenhum animal, como macacos, gambás, tamanduás-mirins, capivaras e preguiças, freqüentemente vistos cruzando as pistas das rodovias litorâneas.
Temos certeza que se você seguir estas cinco dicas sua viagem será mais agradável e você estará contribuindo para que a natureza ainda esteja lá quando você voltar, ou para as outras pessoas que, como você, estão lá para curtir a natureza e relaxar um pouco.
Por Denis Abessa