Considerado o maior das Américas, é o 3o do mundo em alcance. Ás 17 horas, 6 minutos e 21 segundos do dia 11 dejunho de 1891, foi aceso o Farol do Cabo de Santa Marta. Considerado um dos pontos mais perigosos do litoral Sul, a ponta do Farol divide o Atlântico quem vai para o norte sabe que o pior já passou, já quem vai para o Sul deve ser mais cuidadoso.
Farol está equipado com a chamada lanterna hiper-radiante de 4.600 mm, um conjunto de 24 lentes planas de 1,5 por 1,18 metro e 12 nas dimensões 0,71 x 1,18, fabricada na França pelo mecânico Victor Alinquant. A iluminação, que próvem de uma lâmpada halográfica de 1.000 watts, é lançada através das lentes a até 46 milhas de distância (22 milhas de alcance geográfico). A rotação é feita por um motor de movido a energia elétrica.
No inicio era usado um mecanismo semelhante ao dos relógios, acionado por um cabo metálico com um peso de 50 k na extremidade, funcionando como um pêndulo propulsor e lavava quatro horas para descer. Depois era nescessário dar corda novamente. O sistema ainda existe e pode ser usado nua emergência. Mantido pela Marinha do Brasil, como uma guarnição permanente, o Farol possui um Racom UKT que emite um sinal captado pelos radares dos navios, a até 25 milhas. Outro equipamento gera um bib sonoro, emitido a cada sete segundos através de rádio, com alcance aproximado de 300 milhas, auxiliado a navegação marítima e e áerea na Sul do continente Americano.