A Cidade de Paraty é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país. No atual momento a cidade é tombada pelo Iphan "Instituto do Patrimônio Histórico Nacional" e é candidata a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, mas esse título ainda não foi concedido a cidade pois são muitos os critérios de avaliação para essa escolha. Estamos na torcida, mesmo sabendo que Paraty vai continuar sendo um dos lugares mais importantes e charmosos roteiros do nosso país, independente de qualquer título.
As minhas impressões são que a cidade vem se organizando muito bem e o comércio hoje está preparado para receber o povo com muito mais qualidade, as lojas de artesanato, as lojas de roupas, as lojas especializadas em cachaças e produtos naturais, os restaurantes e pousadas, todos se organizaram, melhoraram em seus produtos e serviços e isso faz com que todos encontrem algo que lhe agrade.
Além dessa melhora em todos os aspectos a cidade é e sempre foi muito fotogênica e isso faz com que o turista possa registrar momentos inesquecíveis para sua vida.
Algumas atrações são interessantes para visitar no centro histórico, as igrejas, as lojas, o cais do porto, as construções com detalhes maçônicos, a Casa da Cultura de Paraty com exposições sempre muito interessantes e o resto todo do centro histórico vale a pena conhecer.
Quando se caminha vagarosamente nas pedras "pé-de-moleque" dispostas nas ruas de Paraty, a impressão que se tem é que o tempo parou por aqui e aos poucos você vai entrando no clima da cidade que mais parece um cenário de cinema, as charretes passando pelas ruas, a maré que quando sobe, alaga ruas da cidade, as pessoas, os detalhes e até a pinga que uma vez experimentada, você compra na hora uma garrafa para levar.
As ruas do centro histórico foram todas dispostas de Leste para o Oeste e do Norte para o Sul. Não tem nenhuma delas retas, para defender a cidade, assim quando houve-se uma invasão pirata, os inimigos nunca saberiam se tinha alguém esperando no final do percurso