De areias claras e águas próprias para o banho, a Praia dos Bandeirantes, tem aproximadamente 2 Km de extensão que começam na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e estende-se até o Pontal de Sernambetiba, batizado de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor. É possível subir no Pontal durante a maré baixa, em um caminho formado na areia, o esforço é compensado pela linda vista.
Com boas ondas por toda a praia é uma das preferidas dos surfistas, os melhores picos são o posto 10 e o Canto do Recreio. A praia é também muito disputada por banhistas nos finais de semana.
O projeto urbanístico do bairro é diferente ao da Barra da Tijuca, no Recreio os prédios são mais baixos, mas ambos se caracterizam por ter condominios alto padrão.
O Bairro Recreio dos Bandeirantes tem a origem do nome, na época das Entradas e Bandeiras no Estado do Rio de Janeiro. A Estrada dos Bandeirantes foi uma das primeiras a ser aberta pelos exploradores, que tinham o hábito de descansar nas praias do Recreio, onde recuperavam-se das expedições.