A praia da Saudade esta localizada na Baia Sul da Ilha de Santa Catarina na parte continental da Cidade de Florianópolis. Considerada de centro urbano com águas calmas e uma faixa de areia larga, com textura média de cor amarelada.
Com aproximadamente 650 metros de extensão e largura que varia entre 2 e 18 metros, esta bela praia tem início no ponto terminal da Rua José do Valle Pereira, e segue até à Ponta da Ilhota também conhecida pelo nome do morador local como Ponta do Seu Carlos Orilla.
Como consta no histórico, a Praia da Saudade, também chamada de Praia dos Coqueiros, assumiu características de balneário de classe média a partir dos anos 40 e durou até que ocorreu uma grande oferta de balneários maiores e mais limpos.
Em 1943 Coqueiros deixou de pertencer a São José e integrou o território municipal da Capital, foi ai que criaram os diversos nomes para suas praias. Acredita-se que seu nome vem dessa nostalgia dos tempos áureos de balneário e teria surgido após 1945, mais precisamente em 1948, quando a Nova Câmara Municipal de Florianópolis edita uma lei reestruturando e restabelecendo, ou ainda criando, os Distritos Municipais.
No ano de 1954, o Clube Doze de Agosto, instala a sua primeira sede balneária, na Praia da
Saudade, e consolidando a função que esta praia assumira desde 1945, quando foi fundado o
Coqueiros Clube (vendido ao doze).
Coqueiros tornou-se um bairro de elite e seu centro referencial ficou junto à Praia da Saudade, pois era ali que estava a Igreja Matriz da Comunidade. A expansão de Coqueiros foi bastante rápida, sendo na atualidade um bairro grande, muito populoso e organizado por cinco praias e cinco bairros todos muito aconchegantes e de ótimas condições habitacionais.
Há perspectivas de ser recuperada a qualidade de suas águas, pois o sistema de esgotos da capital passa por uma modernização e de outro lado cresce a consciência ambiental da população como um todo.
Fonte: Guia Digital Florianópolis - IPUF PMF