Também chamada de Praia dos Coqueiros, Da Saudade, da Ponta da Saudade, da Ponta de Itaguaçu, a Praia do Meio tem as mesmas origens da Praia da Saudade, pois trata-se de uma subdivisão popular e eficiente levada a efeito pois tem características de praia independente das demais vizinhas.
Como balneário também é função recente e que durou sem dúvida muito pouco enquanto pelo acréscimo populacional local.
Praia de mar manso, interno, de baía, com areia tendendo para grossa, suja, amarelada, com estreita faixa margeada pelo muro de arrimo da estrada geral de Coqueiros.
Com 395 metros de extensão e largura que varia entre 2 a 15 metros, a Praia do Meio tem início na Ponta da Ilhota, ou do Seu Orilla, e segue até a face norte da Ponta de Itaguaçu, em suave curva recebendo em seu curso vários pequenos córregos de água e despejos locais poluidores do ecossistema.
É uma praia urbana em bairro residencial de bom nível. Seu uso primitivo fora para atividades de pesca e de despejos diversos procedidos dos poucos moradores locais.
Assumiu por volta dos anos 40 quando recebeu a denominação de Praia do Meio vez que ficava ao meio da Praia dos Coqueiros por cerca de vinte e cinco anos a função de balneário como um derivativo da Praia da saudade e hoje é apenas um horizonte e um panorama para os milhares de habitantes locais. Passa a ser uma praia de recreio e passeio, porém não de balneário. Aliás a Praça ao seu lado sul é muito convidativa.
Com a Estrada Geral passando-lhe à margem, desenha um exuberante panorama marítimo, e ponto de observação dos contornos da Ilha de Santa Catarina bastante tranqüilo e, por isso, é um bairro residencial de muita procura.
Fonte: Guia Digital Florianópolis - IPUF PMF