Fazia parte do sistema de defesa da Baía Norte formando um triangulo, juntamente com as fortalezas de Santo Antônio e Santa Cruz de Anhatomirim.
Construída em 1740 na praia do Forte, ao lado de Jurerê. Idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Paes, engenheiro militar e primeiro governador da Capitania da Ilha de Santa Catarina.
Em 1765 foi construída a Bateria de São Caetano, a 200 metros da Fortaleza, para completar a defesa do flanco leste.
Historiadores afirmam que, esta fortaleza não foi efetivamente utilizada do ponto de vista bélico nem mesmo durante a invasão espanhola de 1777. A partir de então, caiu em descrédito e progressivo abandono.
Em 1938, já em ruínas, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nas décadas de 70 e 80 foram realizados trabalhos de prospecção arqueológica e de restauro parcial e finalmente, em 1991 e 1992, teve a maioria de seus edifícios restaurados pelo Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da UFSC.
Todo o sistema de defesa montado para defender a Baía Norte não passou de um grande fracasso, um erro estratégico imperdoável. A distância entre os fortes era de 6 Km, enquanto o canhão de maior calibre tinha um alcance máximo de 2 Km. Em 1777, uma esquadra espanhola, adentrou o canal com 20 vasos de guerra, 97 navios mercantes, 674 canhões, 12 mil homens e mantimentos para 6 meses de cerco. Ocuparam a ilha e só foram embora no ano seguinte, após a assinatura do tratado de Santo Idelfonso, no qual Portugal sedeu a província de Sacramento (atual Uruguai) em troca de outras terras, entre elas a Ilha.
A Casa do Comandante foi construída curiosamente geminada ao Paiol da Pólvora, formando o único conjunto com dois pavimentos da Fortaleza. Hoje na Casa do Comandante funciona uma exposição com as peças arqueológicas encontradas durante o processo de restauração.
No Paiol da Pólvora, painéis contam a história da Fortaleza, com fotos e informações.
Dicas:
Visitação : todos os dias das 9 às 18h e durante a temporada das 9 às 20h
Preços : Adulto R$ 3,00 - Estudante R$ 1,50 - Crianças e Idosos não pagam.
Acesso: Localizada ao Norte da Ilha de Santa Catarina. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é de fácil acesso por terra. A partir do centro pela rodovia SC-401, entrar para Jurerê Internacional e seguir para a praia do Forte.
O que levar. Máquina Fotográfica.
Bibliografia: UFSC
Conheça as Fortalezas de Florianópolis: