Também conhecida como Praia dos Coqueiros, Praia do Canto, Praia do Seu Cavallazzi e Praia de Itaguaçu. A denominação, Praia das Palmeiras, foi adotada a partir de aproximadamente 1968, quando à ela chegou para construir residência e morar, junto à essa praia, o Professor Edmond Duarte Nader, que se orgulhava de a tê-la batizado com esse topônimo, por ter como panorama, algumas palmeiras, e até então não ter tido nenhuma denominação efetiva. Na verdade, era uma praia que integrava o complexo da Praia dos Coqueiros, aliás, seu último trecho ao sul, somente separado da Praia de Itaguaçu, por uma pequena ponta de pedras. Pode-se considerar que de fato há uma continuidade da faixa de areia. Como, no entanto, o povo aceitou a denominação e a consagrou, não há porque não mantê-lo. Contudo é dever registrar que lá não existem palmeiras, porém coqueiros.
Com 300 metros de extensão e largura que varia entre 1 e 15 metros, a Praia das Palmeiras tem início ao final da Praia de Itaguaçu e termina na Ponta das Furnas, hoje Ponta do Bom Abrigo.
O conjunto de pedras, de diversos tamanhos e formas, dentro d’água ou nas pontas, desenha um belo e poético panorama.
Na atualidade, a Praia das Palmeiras, tem uso quase que exclusivo, para recreio dos moradores locais. Foi considerada como área balneária, e de entrada e saída de embarcações, porém, como tornou-se cercada de residências, transformou-se num fechado bairro residencial de excelentes qualidades.
Muito tranqüila e aconchegante pode oferecer boas condições ambientais.
Fonte: Guia Digital Florianópolis - IPUF PMF